segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

a caixinha mágica foi à CERCI

« O Natal na CERCI tem histórias e circo

“Se o Pai Natal não existe, porquê estão sempre a falar nele?”, pergunta a contadora de histórias aos utentes da CERCI. Este Natal foi a primeira vez que a Hora do Conto chegou àquela instituição
“Os crescidos dizem que o Pai Natal não existe. Dizem que não tem tempo para ler todas as cartas.” Mas quem ouviu com atenção o conto de Natal, sabe que a verdade não é bem assim… “Eu sei tudo sobre o Pai Natal” foi a história que Alexandra João levou até à CERCI, na passada quarta-feira de manhã. Pela primeira vez, os utentes da Cooperativa de Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados (CERCI) tiveram acesso a uma história de magia pela boca de um contador de histórias.
Segundo a directora técnica da instituição, Dulce Santos, a primeira ideia foi deslocar os utentes à Biblioteca Municipal para assistirem à Hora do Conto de Natal. “Mas já fomos tarde”, lembra. Então a biblioteca levou o conto à CERCI através da contadora de histórias. Alexandra João nunca tinha trabalhado com um público assim, apesar de não ser a primeira vez que conta histórias a adultos. A julgar pela atenção e participação dos ouvintes da história, Dulce Santos e Alexandra João partilham da opinião de que “gostaram muito da história”. No final, cada pessoa recebeu uma estrelinha dourada “para toda a gente ficar com a magia do Natal e não deixar de acreditar”, lembrou Alexandra João. Os utentes agradeceram e pareciam encantados com o poder das estrelas mágicas.
O Natal da CERCI começou no início do mês, no dia 3, na celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Nesse dia, os utentes do Actividades de Tempos Livres (ATL) da CERCI visitaram o centro comercial 8ª Avenida onde almoçaram e foram ao cinema. À instituição, a administração do centro comercial, SONAE Sierra, ofereceu uma consola Wii. Para os utentes os presentes foram leitores de Mp3, Jogos, legos, carros telecomandados e CD´s. A Sonae Sierra preparou, através do projecto “Community Day”, um dia diferente para os utentes da valência de ATL da CERCI de S. João da Madeira.
O Natal prosseguiu para os utentes da CERCI com a primeira parte da prenda de Natal a ser oferecida dia 11. Uma ida ao circo, no Coliseu do Porto, fez as delícias de pequenos e graúdos. A segunda parte das prendas de Natal será entregue esta sexta-feira, 18, na festa de Natal, a decorrer na instituição.
Por: Liliana Guimarães in http://www.labor.pt/noticia.asp?idEdicao=160&id=7799&idSeccao=1643&Action=noticia»

Sem comentários: