segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como estimular o nosso bebé

    Activities that you can do with your newborn baby to make the most of their awake time

 Andava eu numa de estimular a inteligência da minha rica criança quando, nem de propósito, dou de caras com um artigo na Pais&Filhos de Out. de 2013 sobre isso mesmo: "Como estimular o bebé".
  Chego quase sempre à conclusão de que já faço tudo o que se diz nos livros, mesmo antes de os consultar (modéstia à parte e não é que me ache a educadora mais iluminada deste mundo). Conclusão, algo me diz que a estimulação de um bebé de 2 meses tem muito a ver com o bom senso do adulto e a forma como percecionamos a sua realidade.
   Portanto, vejamos... uma criatura que está neste mundinho há coisa de 2 meses, mas que já nasceu com os 5 sentidos a funcionar, o que fazemos? Estimulamos esses 5 sentidos. Quando? Com certeza que não irá ser antes da hora de deitar  de noite), por isso, qualquer momento durante o dia, desde que o bebé esteja acordado e p'raí virado. E para quê? Porque todas desejamos que os nossos bebés sejam os mais inteligentes do mundo e quanto mais cedo melhor (mas cuidado com a estimulação excessiva)
  Portanto, durante o dia e quando o vosso lindo e cheiroso bebé estiver acordado aproveitem para:

- contar histórias (de preferência com ilustrações de cores contrastantes, tipo preto e branco. Este livro é um excelente exemplo, a minha C. adorou)

- cantar canções com gestos a acompanhar

- pegar ao colo, beijar e fazer muuuuuitos miminhos (ajuda o bebé a tomar consciência das diferentes partes do seu lindo corpinho, mas também o ajuda a confiar e a sentir segurança nos adultos)

- colocar o bebé deitado de barriga para cima no nosso colo e falar muito com ele, produzindo também diferentes sons (onomatopeias que eles adoram)

- massajar as perninhas boas, braços, mãos, pés e rabinho (a minha adora! Imaginem-se a passar 2 meses deitadas de barriga pra cima e agora pensem como ficaria o vosso rabinho!)

- colocar um mobile no berço, de preferência bem colorido (nada de tons pastel, como eu tannnto amo, porque os bebés com 2/3 meses vêm muito melhor as cores fortes e contrastantes)

- passear e dançar com o bebé ao colo (eles adoram o balanço e adoram ainda mais observar todos os quadros, espelhos e coisas bonitas que têm espalhadas pela casa. A ver pela reação da minha, ainda vai ser designer de interiores!)

  E pronto, de momento não me ocorre mais nada! Para mais informação sobre o tema, cliquem na imagem acima e leiam o artigo interessante sobre a estimulação do recém nascido.
  Mas agradeço sempre partilhas da sabedoria alheia sobre a maneira como estimulam os vossos rebentos!

1 comentário:

Unknown disse...

Não poderia concordar mais.