terça-feira, 8 de outubro de 2013

o que levar para a maternidade!



Maternity bag checklist
Fonte: http://www.pinterest.com/pin/93379392246194219/
 
    Ainda me lembro das borboletas na barriga que sentia quando pesquisava "o que levar para a maternidade" no Dr. Google... Estava quase a chegar o grande dia e a ansiedade ia aumentando exponencialmente! Com este post espero ajudar as futuras mamãs a diminuir essa ansiedade (embora natural e saudável) e a descomplicar, acima de tudo!
   Normalmente dizem para levar pensos pós parto, cuecas descartáveis e outras coisas que tal. Vou partilhar com vocês aquilo eu levei mas, se fosse hoje....


Mala de maternidade para a mummy:

  • Documentos pessoais, cartão do seguro de saúde e cartão de utente

  • Últimos resultados dos exames efetuados durante a gravidez e o boletim de grávida

  • Produtos de higiene pessoal (champô, creme de corpo, desodorizante, pasta dos dentes, creme de rosto, gel de banho)

  • Escova, ganchos e elástico para o cabelo (muiiiito útil, porque está sempre calor no quarto e, se tiverem o cabelo comprido,  faz ainda mais calor e é mais uma coisa a incomodar!)

  • 3 camisas de dormir com botões ou abertura (decote) à frente (para facilitar amamentação, e facilita mesmo!)

  • 2 ou 3 soutiens de amamentação (eu só usei o meu 1º soutien de amamentação no 3º dia, porque a subida do leite só se deu nesse dia, uma vez que fiz cesariana. Ou seja, acabei por não precisar de 2, nem 3, mas conheço mamãs que tiveram logo leitinho, por isso, mais vale jogar pelo seguro! Quanto ao tamanho, eu continuei a usar o meu numero, só aumentei a copa, por isso, não vão a correr comprar muitos soutiens de amamentação, porque depois podem ser grandes ou pequenos! Mais vale esperarem para ver)

  • 1 par de chinelos confortáveis (eu levei umas pantufinhas super fofinhas e a combinar com as camisas e claro, não as usei! Só estava bem de havaianas, porque os pés continuam inchados e está sempre imenso calor!)

  • Creme protetor para os mamilos (atualmente eu uso o da Medela "Purelan", uma ou duas vezes por dia, mas como já disse anteriormente, não precisei porque a subida do leite só se deu ao 3º dia e os meus mamilos não foram muitos fustigados!)

  • 12 cuecas descartáveis (ora aqui está uma coisa que eu levei e se fosse hoje, NÃO teria levado... são horríveis, chegam até às mamas, são largas e não vejo qual o vantagem delas a não ser para as enfermeiras... Já nos sentimos mal cheirosas, pegajosas e nada sexys, então com estas cuecas maravilha.. upa upa!)

  •  6 cuecas de algodão  (tipo boxer) e de preferência mais altas do que o normal, por causa da cicatriz, caso façam cesariana (seguram melhor o penso, são muiiito mais bonitas e sentimo-nos melhor e mais bonitas. Acreditem que, nestes dias, todos estes pequenos pormenores contam!)

  • 1 robe ( mais uma coisa que eu acabei por não usar, porque estava sempre imenso calor, mas se levarem um levezinho de algodão dá sempre jeito para irem para os corredores)

  • 1 caixa de discos absorventes (amamentação). Os melhores, na minha opinião estes da NUK são os melhores, mais finos e discretos. Mas também dizem que estes da Medela são muito bons. Mas mais caros também!)

  • Pensos higiénicos bastante absorventes ( NÃO façam como eu  que gastei 10€ da minha rica vida em pensos pós parto especiais de corrida e não usei nem um! Os maiores e mais absorventes da EVAX, servem perfeitamente e são muito mais confortáveis do que as fraldas XXXXL que os hospitais têm. No caso das cesarianas, os normais da EVAX, aqueles amarelos, servem perfeitamente!)

  • Cinta pós-parto (eu usei uma cinta deste tipo e realmente dá conforto... perguntem ao vosso médico se ele aconselha e peçam ajuda às enfermeiras para a colocar corretamente. Uma cinta mal colocada só incomoda!)

  • 1 toalhão de banho (eu levei mas, na Clínica onde tive a minha princesa, tinham toalhas, por isso não precisei de usar a minha. informem-se antes de irem para maternidade se é necessário ou não, porque sempre é menos esse volume na mala)

  • Roupa para a saída do hospital (só me dá vontade de rir quando penso na que eu levei! Basicamente optei por um lindo vestido cai-cai branco comprido até aos pés. Conclusão: levar um vestido cai-cai para quem precisa de andar sempre com soutien de amamentação, não dá lá muito jeito, e o facto de ser comprido só estorva! Só me apetecia cortá-lo, porque se metia à frente dos pés e para quem ainda está com dores em todo o lado, imaginam.. Portanto, levem algo confortável que dê jeito para amamentar e não se esqueçam que a barriguinha e a anca mais larga lá continuam!)

  • Telemóvel e carregador (o Iphone para tirar milhares de fotos e mais uns videozinhos é imperativo, claro, mas não façam como eu e se esqueçam do carregador no hospital)

  • Máquina fotográfica e carregador

  • Kit Criopreservação ( eu optei pela BebeCord e não me arrependo, por enquanto, claro. Mas, espero nunnnca venha a precisar dele!)


  •   E pronto, espero não me ter esquecido de nada! Se alguém se lembrar de mais alguma coisa, por favor comente!



    1 comentário:

    Aluada disse...

    Olha lá e és adepta de clinicas privadas ou hospitais ´públicos?